domingo, 5 de setembro de 2010

Mauritania

Pessoal, bons dias, ontem nao fui escrevendo ao longo do dia e depois a noite e um stress, por isso hj comeco cedo e escrever.

O inicio de dia esta a ser um espectaculo, ta um dia simplesmente brutal, um ceu azul carregado, com umas nuvens a acompanhar e uma paisagem de deserto com ergs ao fundo que nos da outra alegria para continuar a descer ate a Africa Negra..........

Pois e de repente eu a pensar que ia escrever aos poucos, mas demorei 1 dia a voltar a escrever, a fronteira com a Mauritania e a confusao total, primeiro temos a fronteira de Marrocos (3 horas), depois temos de passar a terra ninguem (1 hora e 3km) onde andamos a desatascar alguns carros porque choveu tanto que tudo aquilo virou um lago com o guia a admitir que afinal nao existem minas naquela zona e que podemos ir por qualquer lado para andar a desatascar os amigos deles e por fim temos a fronteira da Mauritania com mais uma hora de burocracias.

Apos todos os tramites la estavamos nos na Mauritania e como era tarde decidimos ir ate Niabodou que fica a 40km no sentido contrario a Nouakshot que fica a 450km e seria o nosso destino principal, pois a Mauritania tem 3 cidades, algo como Porto, Lisboa e Faro mas sem nada no meio.

A desilusao foi tal que pensamos estar no Iraque, carros sem luzes, cabras a comer plastico no meio da rua, carros em sentido contrario, algo de inesquecivel e que so nos deu vontade de fazer os 450km para Nouakshot...
Aqui vem a segunda parte do que foi um dia para recordar, assim que iniciamos a descida pelo deserto comeca a chover, conforme a noite foi entrando vimos relampagos (mas relampagos a homem), e desata a chover tanto que so podia ser o fim do mundo, conforme iamos circulando foram aparcendo carros virados, inundados, um caos total, mas algo de indescritivel, pois estamos no deserto, tudo plano e so se ve agua em todo o lado e sempre que existem descidas de poucos metros a quantidade de agua e tal e com tal forca que vai levando as viaturas ligeiras. Isto aconteceu ate que ao km 180 aparecem luzes de carros parados e descobrimos um vale com uma corrente tal que tivemos de desistir, nesta altura arranjamos um amigo Mauritano que falava ingles, tem bons conhecimentos na zona e engracou com os Tugas por isso aproveitamos e fomos com ele para uma "casa" onde bebemos cha, comemos camelo e ficamos ate irmos "dormir" e esperar que o caudal reduzi-se...

Hoje, dia em que escrevo e publico o Blog, iniciamos a manha com uma ida ao local da desistencia.... Apesar da corrente conseguimos passar e seguir caminho ate que 3km mais a frente encontramos mais uma fila de automoveis parados... Desta vez era mais grave, algumas viaturas que tentaram a travessia, ficaram viradas porque a estrada cedeu e um autocarro tambem estava enterrado na estrada que havia cedido e nao havia forma a dar, temos de esperar que a chuva passe e que os terrenos sequem por isso voltamos a cidade de Nouabisou, mas desta vez com o nosso amigo Mauritanos que nos arranjou o melhor Hotel em que ficamos ate agora, tem wi-fi no quarto, casa de banho, ta limpo, tudo 5* numa terra que parecia Bagdad (existe mesmo aqui uma rua que tem esse nome... Porque sera)

Por hoje e tudo, vamos dormir e aproveitar o Hotel para retemperar forcas e esperar que amanha ja de para passar a zona mais afectada.

Ps.: Resta referir que de todos os incidentes vistos nao resultaram feridos e que para o povo Mauritano isto e considerado uma bencao e que ninguem, nem os idosos se lembra de algo assim, sendo que referem as alteracoes climaticas como algo benefico para eles